domingo, 27 de junho de 2010

"A sabedoria própria dos sábios consiste em uma extraordinária dose de bom senso (Reitor W. R. Inge)

As respostas prontas nunca satisfazem por completo aos verdadeiramente sábios, porque as recebem sempre incompletas, na medida em que falta a interpretação, inerente à recepção ativa dos pensadores. Mas, é aquela velha história, "algumas pessoas só escutam o que querem ouvir". "Não querem se dar ao trabalho de pensar". Ou "se acham donas da verdade". E mais velha ainda (aplica-se aqui um antigo clichê?), "as respostas estão dentro de nós". Talvez sim, no sentido em que cada um tem a sua própria verdade, porque as frases, os enunciados, as idéias nunca estão completas, dependem sempre do outro para existirem, para serem ouvidas, para serem interpretadas.
Não, não me perdi no caminho, ainda falo de bom senso.
Mas, o que tem então, isto a ver com a sabedoria própria dos sábios?
Ué, para saber é preciso pensar.
Que papel tem esse pensamento em cada questão que nos intriga?
É por esta via que se descobre, que se compreende, que se encontra a lógica, que se constrói outros pensamentos. E daí, provém muita sabedoria.
Seria este o grande primeiro passo para adquirir bom senso e aproximar-se do saber do saber?
A maioria das questões que confrontam a nossa vida diária não precisam ser respondidas, mas pensadas. E assim pensando, questionando, raciocinando, vive-se melhor, compreende-se melhor aos outros, ao mundo e a si mesmo.
Mas isso não se consegue de uma hora para outra - tenha bom senso! - vem do constante exercício do pensar. Os resultados vão depender do processo, de como você descobre que é impossível saber de tudo, que você pode sim estar errado, que as pessoas mais simples podem saber muita coisa mais do que você, que as emoções podem governar seus pensamentos e que talvez você não as controle tanto assim. E talvez você comece a perceber que o mundo não é só o que você vê, que os pré conceitos e julgamentos embaçam as suas vistas, que as idéias dos outros não são sempre piores do que as suas e que você não tem que acreditar sempre neles, mas também na intuição. Ou, talvez, você já tenha pensado no assunto, e comece a se perguntar por que o mundo do trabalho prioriza tanto mais a prática do que a teoria e como você pode mudar seu mundo a partir do pensamento.
Nesse movimento de encontrar-se no mundo e ao mundo em si mesmo, também se encontra a sabedoria. Tudo começa no ato de pensar. Isso é questão de bom senso. Foi Inge quem disse isso.

Wendy M. A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário