quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Mestria de Sócrates no processo de Ensino/aprendizagem na atualidade!!

Sócrates foi um sábio na antiguidade que contribui para o entendimento do ensino aprendizagem nos dias atuais. O mesmo defendia o diálogo como método educacional, mantendo sempre um contato direto com seus interlocutores, estes sempre em pequenos grupos, no qual Sócrates comparava sua posição de mestre como as das parteiras, onde o mesmo dizia nada saber para levar o interlocutor a apresentar suas opiniões, em seguida fazi-o perceber suas próprias contradições ou ignorâncias para que procedesse a uma depuração intelectual, surgindo assim o chamado “Parto das idéias, que era o momento de reconstrução do conceito, em que o próprio interlocutor ia “polindo” as noções até chegar ao conceito verdadeiro por aproximações sucessivas. Este método utilizado por Sócrates era conhecido como a maiêutica. De acordo com o pensamento de Sócrates, o saber, totalmente atrelado a verdade, não é algo que realmente se adquire, mas sim aquilo que está adormecido e precisa ser rebuscado dentro de cada um. Nesse sentido, o saber não é algo que se pode adquirir mas que se pode despertar. Assim a postura de mestria de Sócrates contribui para a metodologia de ensino à Distância, em virtude de o professor atual não se impor como detentor de saber, de um saber que deve ser transmitido e aceito pelo aluno como verdade, mas, se posiciona como um orientador que por meio de questionamentos, provoca no aluno a busca pelo conhecimento, não ensina uma verdade pronta, ele direciona o olhar do aluno para que este encontre o seu próprio saber. O professor ao planejar suas aulas deve buscar a necessidade de ajudar seus alunos a desenvolverem procedimentos para que possam pensar por si mesmos, admitindo a reciprocidade ao exercer sua função, permitindo que os alunos contestem seus argumentos da mesma forma que contesta os argumentos dos alunos, promovendo a troca de idéias que proporciona a liberdade de pensamento e expressão.

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