quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Jacque Rancière , Paulo Freire e a EAD

Considerando aqui a postura adotada pelo professor instrutor e pelo professor emancipador seguimos com exemplo a colocação de Jacque Rancière onde este expõe a visão de Paulo Freire para a educação considerando que em nossos dias temos que ser muito mais emancipadores so que instrutores principalmente quando nos referimos a EAD.
Para Paulo Freire a educação assume um papel contestador quando podemos considerar que não somente em ambientes formais de educação ocorre o aprendizado, assim podemos entender que somos capazes de apreender independente de onde quer que estejamos, considerando ainda que a educação que emana do povo também é uma fonte educadora onde somos condicionados a aprender e obter informações que contribuíram para nosso aprendizado.
Outro posicionamento ainda consiste na crítica a uma educação conteudista onde devemos considerar que a simples transmissão de conhecimentos não pode e não deve ser algo simplesmente realizado para que acha o acúmulo de conteúdos os quais muitas das vezes são desnecessários ao cotidiano de nossos alunos.
Ainda analisando o que é tido como o terceiro pilar na visão de Paulo Freire, encontramos a citação de que a “Educação é um longo processo de conscientização”. Para Freire somos seres dotados de uma capacidade ímpar do ser humano: a de educar-se através do diálogo em meio às práticas sócioculturais e politicas, considerando ainda as experiências trazidas conosco por meio de nossas vivências cotidianas, onde cada um de nós somos possuidores de uma vasta gama de conhecimentos empíricos ou científicos os quais aplicamos com bom senso em inúmeras situações.
Assim considerando que “ ninguém educa ninguém”, e acreditando que a educação consiste em um processo ora complexo ,ora simplificado onde em muitas das ocasiões o que vale é o que se
se aprende seja por indução , seja sozinho, seja por meios tradicionais modernos na Educação principalmente a EAD na qual agora estamos inseridos busca na verdade proporcionar uma melhor difusão e uma melhor adequação de nossas realidades quando possibilitamos um maior divulgação do conhecimento aqueles que ora eram excluídos ou que se limitavam aos métodos tradicionais de educação não permitindo a troca de informações ou até mesmo uma afirmação a exclusão de muitos tantos quando forem capazes de socializar conhecimentos adquiridos a longo de nossa educação desvencilhando dos modelos tradicionais onde temos em nossa frente o visão de um professor totalmente engajado na transmissão do saber compartilhado para abertura de um mundo educacional onde o aluno poder e deve abusar de todas as formas de aprendizado.

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